Imprensa

Circuito Mineiro de Festivais Independentes chega a doze cidades em 2011
Ação do Fora do Eixo Minas acontece de julho a dezembro e promove intercâmbio entre grandes nomes da nova música mineira, brasileira e latinoamericana.

Vai começar o Circuito Mineiro de Festivais Independentes (CMFI), uma das principais ações anuais do Fora do Eixo Minas (FEM), rede estadual do Circuito Fora do Eixo (CFE). O projeto chega à sua segunda edição integrando doze cidades e fortalece o novo cenário musical mineiro, promovendo intercâmbio e troca de experiências entre artistas e agentes da cadeia produtiva da cultura. A rota começa em Sabará, dia 18 de julho, com o Festival Escambo e se encerra em dezembro, após percorrer várias regiões do estado.

Ainda mais maduro do que a primeira edição, neste ano, o CMFI é um dos projetos aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais e integra a rede de ações contempladas pelo Programa Conexão Vivo. A iniciativa deve atrair cerca de 50 mil pessoas para assistirem um total aproximado de 200 shows.

Além do Festival Escambo, que acontece de 18 a 24 de julho, o CMFI também é composto pelos festivais Gramophone, de 28 a 31 de julho em Sete Lagoas, Alambique do Som, de 11 a 14 de agosto em Barbacena, Balido, de 2 a 4 de setembro em Ipatinga, Marreco, de 3 a 10 de setembro em Patos de Minas, Pá na Pedra, de 3 a 11 de setembro em Ribeirão das Neves, Transborda, de 10 a 18 de setembro em Belo Horizonte, Sem Paredes, de 7 a 9 de outubro em Juiz de Fora, Goma, de 14 a 16 de outubro em Uberlândia, Novas Tendências, de 19 a 23 de outubro em Uberaba, #VaiSuldeMinas, de 2 a 6 de novembro em Poços de Caldas, e La Onda, de 16 a 18 de dezembro em Vespasiano.

Os primeiros festivais do calendário já anunciaram atrações que figuram entre os destaques da nova música mineira, brasileira e latonoamerica. O Escambo confirmou nomes como Emicida (SP), Los Perrosky (Chile), Autoramas (RJ), Constantina (MG), e Dibigode (MG). Já o Gramophone anunciou Nevilton (PR), Jair Naves (SP), 4Instrumental (MG) e Vendo 147 (BA). Atrações de artes integradas também estão previstas como sessões de cineclubes, exposições de artes visuais, intervenções cênicas e feiras.

Esta segunda edição do CMFI conta ainda com parceria com o Música Minas, programa do Fórum da Música de Minas Gerais em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura para o fortalecimento e a projeção nacional e internacional da música do Estado. O Edital de Circulação Estadual do programa vai disponibilizar 15 vagas para artistas residentes em Minas Gerais se apresentarem, cada um, em 2 festivais. As inscrições serão abertas pela rede social Toque no Brasil.

Assim como em 2010, os 12 festivais que compõem o CMFI serão registrados em um documentário audiovisual. A primeira edição, realizada em parceria com a Associação Imagem Comunitária (AIC), tem estreia prevista para sábado, 9 de julho, às 17 horas, no programa Rede Jovem de Cidadania, da Rede Minas. O programa é reprisado na segunda-feira, 11 de julho, às 17 horas e 30 minutos, e na quinta-feira, 14 de julho, às 13 horas, no mesmo canal.

Serviço:
Circuito Mineiro de Festivais Independentes
De 18 de julho a 18 de dezembro de 2011
Em 12 cidades mineiras
Mais informações: circuitomineiro.org

 

 

Produção

Lucas Mortimer

[email protected]

 

Assessoria de Imprensa

Raíssa Galvão

[email protected]

 

Powered by WordPress | Designed by: seo jobs | Thanks to seo services, penny auctions and transcription services