Festivais


Escambo: Festival de Experiências Culturais

Instituto Cultural Coletivo Fórceps

O Escambo é um festival construído sobre os pilares da cultura livre, da cultura digital, da  transformação social e da formação e manutenção de redes. Realizado desde 2007 em  Sabará (MG), com ações pontuais em cidades vizinhas, o Escambo ocupa hoje papel de destaque na região metropolitana da capital mineira no que diz respeito ao fomento à cultura autoral e independente.

A iniciativa é desenvolvida pelo Coletivo Fórceps, que investe no fomento cultural, priorizando práticas solidárias e iniciativas colaborativas que visem à descentralização, o desenvolvimento local, a democratização da informação e a diversidade cultural. Em 2011, o evento acontecerá entre os dias 18 e 24 de julho.

Este ano, o festival é patrocinado pela Vivo e integra o projeto Conexão Vivo. A programação gratuita inclui shows, teatro, cinema e oficinas, além do Congresso Fora do Eixo – MG que reunirá artistas, comunicadores e produtores de quase 20 cidades.

Últimas notícias:

 Festival Corrente Mostra

 Coletivo Corrente Cultural

 Entre os dias 08 e 13 de julho, o projeto Corrente Mostra, idealizado pelo Coletivo  Corrente Cultural, acontece em sua segunda edição em Poços de Caldas (MG).  Buscando a ocupação do espaço público por meio de apresentações musicais e oficinas  gratuitas de capacitação para novos artistas, o projeto é direcionado ao público jovem e tem classificação livre.

Em 2011, o Corrente Mostra passa a fazer parte do Circuito Mineiro de Festivais Independentes (CMFI) e traz uma programação transversal, levando as discussões para diversos pontos da cidade como forma de abrir ainda mais espaços de debate. Como parte das atividades, acontece o lançamento oficial do Coletivo Corrente Cultural, com shows na abertura do Julho Fest – evento tradicional da cidade –, além de um Observatório Fora do Eixo, workshops e shows no Complexo Cultural da Urca.

No último ano, o Corrente Mostra reuniu cerca de 500 pessoas em dois dias de evento, atingindo sua proposta de troca de informações e formação sobre música, trabalho autoral, cultura, políticas públicas e produção cultural na cidade e na região.

Cobertura colaborativa do festival:

Corrente Mostra 2011 – Registros fotográficos 21 de julho de 2011
Corrente Mostra 2011 – #06 18 de julho de 2011
Corrente Mostra 2011 – #05 15 de julho de 2011
Corrente Mostra 2011 – #04 13 de julho de 2011
Corrente Mostra 2011 – #03 12 de julho de 2011
Corrente Mostra 2011 – #02 10 de julho de 2011
Corrente Mostra 2011 – #01 09 de julho de 2011

Gramophone

Coletivo Colcheia

 Em Sete Lagoas, interior de Minas, que até então estava imersa em exposições agropecuárias e  shows de axé, quando muito em shows covers de rock, o Festival Gramophone, juntamente  com  o Colcheia, chega para apresentar o novo.O festival possibilita o contato do público com  bandas  independentes de todo país e seus trabalhos autorais. Abre espaço aind

a para as bandas  locais tocarem suas próprias músicas.

Na primeira edição, revelações de Minas Gerais como o Graveola e o Lixo Polifônico, 4 Instrumental e Pequena Morte compuseram a programação com mais seis bandas locais e outras. Ainda na primeira edição, o festival mobilizou cerca de 1500 pessoas em três dias de evento e a expectativa para esse ano é ainda maior, pois o festival contará com nomes do cenário nacional. Além dos shows, a edição 2011 agregará atividades de formação e a integração de outras linguagens artísticas. Oficinas, mesas de discussão, mostra de vídeo e arte também farão parte da programação.

Últimas notícias:

  • Último dia do Gramophone 12 de agosto de 2011
  • Terra de gigantes 5 de agosto de 2011
  • O domingo no Gramophone 5 de agosto de 2011
  • Sexta-feira no Gramophone 2 de agosto de 2011
  • Primeiro dia do Festival Gramophone 1 de agosto de 2011

 Alambique do Som

 Coletivo 77

 Movendo cerca de 4000 pessoas na primeira edição, o festival Alambique do Som chega a 2011 como a grande promessa para Barbacena. Várias serão as atividades  que integrarão o festival nesse ano, buscando integrar cada vez mais pessoas ao processo.

A ideia é não só levar grandes bandas para a cidade – o que não deixará de acontecer – , mas promover a formação dos agentes e incitar o senso crítico da cidade por meio de mesas e debates, oficinas e painéis. A programação artística incluirá ainda dança, teatro e criações de arte coletiva.

Realizado no prédio da antiga Estação Ferroviária entre os dias 11 a 14 de agosto pelo coletivo 77 com parceria da prefeitura, CUFA Barbacena, Casa de Foto, entre outros, o Alambique do Som promete muitas novidades para a cidade em 2011.

Pá na Pedra

Coletivo Semifusa

Uma produção de música independente em uma cidade conhecida como cidade dormitório e pela ausência de  eventos culturais. O Festival Pá na Pedra já traz no nome as dificuldades enfrentadas na cidade. Mas a sede por  cultura do Semifusa é maior e eles chegam esse ano à segunda edição do festival, que acontece em Ribeirão  das Neves.

Além de shows de bandas independentes, a programação do festival contará com mostras, oficinas, intervenções de dança e teatro, workshop e ações nas escolas públicas, visando à integração social.

A primeira edição contou com várias atividades de formação e shows em praça aberta que atraíram todo tipo de público e democratizaram o acesso ao festival. Esse ano, o evento será realizado no Parque Ecológico Ribeirão das Neves.

Últimas notícias:

  • Pra deixar saudades… 12 de setembro de 2011
  • Frito na Hora 12 de setembro de 2011
  • Uganga 12 de setembro de 2011
  • 4Instrumental 12 de setembro de 2011
  • Capim Seco 12 de setembro de 2011

Festival Balido

Coletivo Pé de Cabra


Um coletivo que nasceu de uma banquinha, Pé de Cabra promoveu, no ano de 2010, o  seu primeiro festival independente na cidade de Ipatinga. O Festival Balido levou para a  cidade produtores culturais, músicos, artistas plásticos e visuais, arquitetos e jornalistas,  fomentando a cena autoral do Vale do Aço. O evento contou com vários outros coletivos  que ajudaram na estrutura, planejamento e moldura do festival. Essa ação firma a ideia de trocas dentro dos festivais, sejam elas artísticas, produtivas ou tecnológicas. Esse ano, o Balido está marcado para acontecer no mês de setembro  e contará, além da programação musical, com oficinas, debates e intervenções artísticas.


Festival Sem Paredes

Coletivo Sem Paredes

Recém nascido dentro dos festivais Fora do Eixo, esse é a primeira edição do Sem PAredes. Um evento que, mesmo principiante, ultrapassa a música e integrar vários outros tipos de artes. Com a pretensão de receber 6000 pessoas, a intenção é movimentar a Zona da Mata mineira. Entre as bandas que irão tocar, ainda terá artes cênicas, intervenções e articulações audiovisuais e espaço para o Fora do Eixo Letras.

 

 Festival Marreco

 Coletivo Peleja

 O Festival Marreco de Cultura Independente nasceu do Coletivo Peleja – de Patos de Minas – no ano de  2008, com o propósito de promover uma inserção de novas bandas no mercado musical da cidade e torná-  la  um ponto favorável a receber turnês.

 O evento sempre contou com uma programação que contemplasse diversas linguagens. Além dos shows, o  Marreco levou a Patos de Minas oficinas, debates e exposições, com temáticas que abordam a  sustentabilidade, filosofia, psicanálise, gestão cultural e tradição popular. Esse ano, o festival chega à sua quarta edição, com bastante espaço dentro da cidade e no Alto Paranaíba. O Coletivo Peleja, dentro desse evento, já levou à cidade bandas como Monograma, Dom Capaz, Móveis Coloniais de Acaju, Falsos Conejos (ARG) e se prepara para aumentar ainda mais esse quadro de circulação. Em 2011, o Marreco acontecerá no mês de setembro.

Últimas notícias:

  • Revista Noize #52 no ar! 13 de abril de 2012
  • Domingo no Parque - Abril 29 de março de 2012
  • GR Patos de Minas 6 de março de 2012
  • Varal Literário 1 de março de 2012
  • Vem ai! Grito Rock - Patos de Minas 28 de fevereiro de 2012


Transborda

Coletivo Pegada

A primeira edição já foi surpreendente, levando mais de 15.000 pessoas durante três dias na  Praça da Estação e em uma semana inteira de atividades, incluindo oficinas, Congresso Fora do  Eixo Minas, casas de shows e muito mais. Ano passado, começaram a ser articuladas formas de  produção cola
borativa, como o coletivo Aborda – uma união de artistas das artes cênicas e  performances em geral de toda a cidade de Belo Horizonte – que ficou responsável por diversas  intervenções teatrais e sociais. Além disso, colaboradores, bandas, coletivos do Fora do Eixo Minas e outros parceiros trabalharam coletivamente para o festival ser realizado.

Esse ano, reuniões abertas para a concepção e produção estão acontecendo com a participação de diversas organizações interessadas em acrescentar ao festival, sendo o Pegada o mediador das discussões sobre a utilização da grande plataforma na qual se transformou o Transborda.

Entre os dias 26 de setembro e 9 de outubro, o festival, que tem como linha temática a ocupação dos espaços públicos urbanos, acontecerá por toda a cidade, desde a zona sul à região do Barreiro, a cerca de uma hora do centro da cidade. O encerramento será na Praça da Estação, local simbólico para o momento cultural que a cidade vive atualmente.

 

Festival Goma

Coletivo Goma

 Realizado desde 2008 em Uberlândia, o Festival Goma já recebeu cerca de 100 bandas do  Brasil e  da América do Sul, dentre elas: Dead Fish (ES), BNegão (RJ), Black Sonora (MG),  Humana (Chile),  Porcas Borboletas (MG), Uganga (MG), Fusile (MG) e Holger (SP). Nasceu  como um festival  restrito à música, ocupando apenas o Espaço Goma, casa noturna para 300  pessoas. Na segunda  edição, passou a acontecer também no Teatro Municipal Rondon Pacheco e, no ano passado, levou cerca de 2000 pessoas, durante três dias de shows, a duas casas da cidade.

O IV Festival Goma de Artes Integradas será constituído por 30 shows, debates, feira e ações de artes cênicas, audiovisual, literatura e artes visuais. É uma iniciativa do Coletivo Goma, um dos pioneiros na produção de festivais independentes no interior do Brasil, com o Jambolada (2005/2010). O Festival Goma dá sequência ao trabalho que levou Talles Lopes, co-realizador do Jambolada e coordenador do Goma, à presidência da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes) no biênio 2011/2012.

Últimas notícias:

 Encontro Novas Tendências

 Coletivo Megalozebu

 O Encontro Novas Tendências chega à sua quinta edição em 2011, no mês de outubro. O  festival  começou a ser realizado pela produtora ArtCult, fundada por Letícia Rezende,  Raquel Araújo e  Marcos Higa, no ano de 2007. Realizado anualmente com o apoio da  Fundação Cultural de Uberaba,  o    festival foi crescendo dentro da cidade. O Encontro  Novas Tendências já trouxe bandas de  renome  no circuito alternativo como: Porcas Borboletas, Móveis Coloniais de Acaju, Macaco Bong, Fusile, Graveola e Lixo Polifônico, ultrapassando a casa dos 50 shows.

Além de música independente, o evento oferece ações do Palco Fora do Eixo com atividades e performances de artistas locais e de artistas que circulam nessa rede. Ações do Fora do Eixo Letras, mostra de filmes com o Clube de Cinema Fora do Eixo, Oficinas da UniFdE, Feira-Mix e muitas outras atividades fazem com que ele se torne o Festival de Artes Integradas.

Últimas notícias:

  • Banda DCV 29 de novembro de 2011
  • Banda Venosa 28 de novembro de 2011
  • Banda Flanders 28 de novembro de 2011
  • Banda Frito na Hora 28 de novembro de 2011
  • Banda Gloom 28 de novembro de 2011

 Festival #VaiSuldeMinas

 Coletivo Corrente Cultural

 O #VaiSuldeMinas Festival, idealizado pelo Coletivo Corrente Cultural, integra bandas  independentes do CMFI ao cenário independente da cidade de Poços de Caldas.Em    novembro, a segunda edição do evento dá continuidade à mesma proposta: o encontro entre artistas da cidade e do Circuito Mineiro de Festivais Independentes para o desenvolvimento de mostras de artes, troca de ideias e atividades profissionalizantes.

No último ano, o #VaiSuldeMinas reuniu quase duas mil pessoas em uma das principais praças da cidade. O festival promoveu debates de extrema relevância para a cultura da cidade e do país, com personalidades intelectuais e políticas, e workshops que complementaram as técnicas dos artistas interessados.

Em 2011: #VaiSuldeMinas!

 

La Onda

Coletivo Vatos

O La Onda é o festival que veio a ocupar o espaço que outrora havia sido do Arena Livre, que foi  realizado em 2008 e tinha como propósito na época estabelecer uma ponte para linkar a cena musical  mineira com a cena vespasianense. Teve sua primeira edição o ano passaado e, hoje, é o unico evento  da cidade que trabalha diretamente com a música independente e autoral. Ele vem a ser a grande festa  da música em Vespasiano coroando e chancelando as outras ações que o coletivo desenvolve ao longo  do ano.

O Festival, que conta com a parceria do 45 Jujubas, Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura Municipal, Vespasiano FM, Social Brasil e este ano a Vivo, levou, em 2010 mais de 400 pessoas e esse ano promete ir além.

Últimas notícias:

  • Cancelamento dos shows de Sexta-feira 16/12 16 de dezembro de 2011
  • Vander Lee 6 de dezembro de 2011
  • Autoramas e B Negão 6 de dezembro de 2011
  • Ras Bernardo e o QG Imperial 6 de dezembro de 2011
  • Slim Rimografia & Thiago Beats 2 de dezembro de 2011

Powered by WordPress | Designed by: seo jobs | Thanks to seo services, penny auctions and transcription services