Chamada para inscrição de projetos de ocupação artística no Festival Transborda 2011

O Festival Transborda já começou! E na sua segunda edição apresenta o Edital de ocupação de formação e intervenção urbana, a partir da seleção de propostas enviadas até dia 11 de julho, o Artes Transversais viabilizará a mediação e a criação artística, durante o período de 10 a 18 de Setembro de 2011. Com proposta que contemplam dois programas e visam integrar ao festival uma programação múltipla e diversa.

Artes Transversais é uma frente de ação dentro do Festival Transborda 2011, pensada e executada pelo Coletivo Pegada e Espaço FLUXO, dentro da proposta de produção colaborativa do festival e que propõe o fomento à atividade artística na cidade de Belo Horizonte.

A partir desse Edital, a frente Artes Transversais viabilizará sua atuação a partir de dois programas de intervenção. O primeiro, referente à formação artística, foca a intervenção nos Centros Culturais participantes do Festival (Centro Cultural Padre Eustáquio, Centro Cultural Lagoa do Nado, Centro Cultural São Bernardo, Centro Cultural Lindéia e Espaço Fluxo) a partir da realização de “projetos de formação” (oficinas, workshops, palestras, debates e afins).  E o segundo de atuação pretende estabelecer uma plataforma de discussão e criação para artistas ou coletivos de arte com o objetivo de realizar intervenções artísticas de caráter transversal em lugares públicos da capital mineira.

A característica primordial desse edital é contemplar projetos que tenham como natureza abertura para o diálogo indiscriminado com as manifestações eleitas para efetuar a programação. Para isso, serão selecionados somente trabalhos inscritos que tenham na sua concepção conceitual e processual uma relação fundamental com o mote do edital, a saber, Artes Integradas e Transversais e com o tema do Festival Transborda: Ocupação do Espaço Público da Cidade.

Acreditamos que por meio deste edital contribuiremos para o crescimento da produção e da crítica da arte, e, principalmente, para a abertura e re-criações de espaços coletivos e democráticos no que diz respeito à execução e exibição cultural. Com o objetivo de agregar valor ao festival através do desenvolvimento de ações mais diversificadas, questionadoras e experimentais e à produção de arte, incentivando sua forma colaborativa e qualificada. Além de fomentar novos espaços para manifestações culturais, utilizando centros culturais públicos, espaços cedidos e a ocupação do espaço urbano, a fim de resignificá-los.

#EspalheaPalavra

Você pode deixar uma resposta, ou rastrear do seu próprio site.

Deixe seu comentário!

Powered by WordPress | Designed by: seo jobs | Thanks to seo services, penny auctions and transcription services