Dois primeiros dias de #VaiSuldeMinas

Música, Mídias Livres e Moda Hip Hop são as máximas das primeiras 72 horas do festival #VaiSuldeMinas.

O festival #VaiSuldeMinas teve início nessa última quarta-feira, dia 23, em Poços de Caldas-MG, sob produção do Coletivo Corrente Cultural e Fora do Eixo Minas. A cidade, turística por natureza, detentora de terras férteis, águas termais e ampla identidade interiorana, como toda a região, sedia pela segunda vez o maior festival de cultura independente do sul de Minas Gerais.

Nesse viés, o Circuito Mineiro de Festivais Independentes (#CMFI) vem através do festival #VaiSuldeMinas exaltar o grande teor cultural da região, promovendo debates, shows, saraus de literatura, desfile de grifes da moda poçoscaldense, dentre outras atividades que vão além, fomentando opiniões e produções locais.

Na quarta-feira, às 19h30 no Sesc Poços, o festival começou com um  papo rico, com convite direto a vários nomes da música da cidade. O    objetivo: levantar um Calendário da Música 2012, apresentando  todos os esforços do Corrente Cultural em oferecer oportunidades para  apresentações de bandas e construção de uma cena cada vez mais  efervecente. O debate contou com cerca de 40 participantes, músicos de  gêneros diversos, de carreira ou por ideologia, de várias idades e  opiniões, e todos dispostos a integrar a cena independente local que  vem sendo trabalhada coletivamente pelo Corrente Cultural. Seguindo a  pauta do debate, houve a explanação sobre o projeto Mapeamento da  Música Independente de Poços de Caldas, contemplado pela LMIC (Lei Municipal de Incentivo à Cultura), que irá garimpar os trabalhos musicais existentes na cidade e produzir um “banco de dados” que embasará projetos e estudos futuros, a curto e médio prazo, em prol da sustentabilidade da música poçoscaldense. Ainda nesse sentido, o público presente pôde entender a rede CFE e as formas de atuação do Corrente Cultural, além de outras ferramentas como TECs e o portal Toque no Brasil.

O segundo dia de festival #VaiSuldeMinas contou com a 1ª parte da Oficina de Midialivrismo, às 18h00 no Sesc, ministrada pela equipe de Vivência do Centro Multimídia FEM. Sob a supervisão de Flávio Charchar (Coletivo Pegada), o grupo formado ainda por Leo Lazzerini (Coletivo 103) e Marylin Geraes (Sabará-MG) apresentou novas formas de jornalismo e registro midiático, as Mídias Livres, o conceito 2.0 e a Cobertura Colaborativa. A interação do público, de cerca de dez participantes, foi fundamental para a elaboração de um plano de cobertura que seguirá pelos próximos dias de festival, promovendo a interação destes com a produção de conteúdo sobre o evento. Dessa forma, serão os participantes da Oficina de Midialivrismo os principais atores da Cobertura Colaborativa #VSM2011, fotografando, filmando, tweetando, redigindo textos e acompanhando a programação.

Na sequência, por volta das 20h00, o salão nobre do Sesc Poços foi transformado em uma passarela de moda HipHop e Black Style para o Desfile Alternativa “B”. Quatro grifes legitimamente poçoscaldenses – Interiô, K.O., Base13 e Stillu Rhua – apresentaram seus cortes, estampas e tendências, vestindo modelos masculinos e femininos ao som da discotecagem black de DJ Macha. Os mestre de cerimônia da noite, Don Xand, espetacular nas palavras e mensagens, aliado ao rap de LeoPac e os Bboys do Original Crew, entusiasmou a todos prendendo a atenção de um público, formado por jornalistas, estilistas e amantes da moda Hip Hop, que aplaudiu (e muito) a arte e cultura intrínsecas nas peças apresentadas.

O festival #VaiSuldeMinas continua nessa quinta-feira (25) com debate sobre Meio Ambiente, a 2ª parte da Oficina de Midialivrismo e muita música na Noite FdE Especial #VSM2011, estendendo-se até o dia 28, com shows de 17 bandas no final de semana, sarau Poesia na Praça, além do tão esperado debate sobre Políticas Públicas para Cultura.

Siga a transmissão ao vivo e o resumo das atividades no Twitter pela hashtag #VSM2011. Acompanhe a Cobertura Colaborativa do festival em www.correntecultural.com e pelo Facebook do Corrente Cultural – www.facebook.com/coletivocorrentecultural.

Você pode deixar uma resposta, ou rastrear do seu próprio site.

Deixe seu comentário!

Powered by WordPress | Designed by: seo jobs | Thanks to seo services, penny auctions and transcription services