Quinta edição do Encontro Novas Tendências é marcado pela colaboratividade

O V Festival Novas Tendências aconteceu durante toda a semana de 21 a 27 de novembro de 2011 e deu o que falar na cidade de Uberaba. O saldo foi bem positivo, pois o festival conseguiu abranger muitas atividades, agradando a vários gostos, e pessoas de todas idades. O segredo de atingir público tão diversificado é fazer grande parte de sua programação com entrada franca. É a catraca livre, espalhando a cultura!

Durante os 7 dias o evento contou com shows de 23 bandas/artistas nacionais e locais, 2 debates, 2 oficinas, 2 mostras audiovisuais e 12 intervenções, e toda essa programação rica ocupando 12 locais diferentes da cidade.

O Ponto forte do V Festival Novas Tendências sempre uma equipe forte e uma produção colaborativa. O apoio vem dos parceiros locais e também dos agentes do Fora do Eixo. Editais de vivência foram abertos, e através deles 3 agentes do Fora do Eixo Minas foram selecionados para participar da cobertura colaborativa do festival. Além deles, vieram mais 6 agentes para colaborar na produção também. Formou assim uma equipe disposta a trabalhar e construir junto um festival inesquecível

A banda Frito na Hora fez um grande show durante o festival

A Cobertura Colaborativa produzia instantaneamente fotos, textos e vídeos que alimentavam os sites e redes sociais, mostrando ao vivo a energia do festival e atraindo mais público a cada dia. O clima de alegria, música e arte se traduz nas imagens registradas durante toda a semana de 21 a 27 de novembro. A equipe da Produtora Ideia5 também participou do festival integrando ao grupo da comunicação produzindo vídeos e fotos.

A ocupação da cidade já é marca registrada do festival. Os eventos ao ar livre em praças e no mercado municipal trouxeram alegria e descontração. A presença do rapper Emicida resultou numa noite incrível e o reconhecimento da cena hip hop local. A oficina de curta metragem, minsitrada na Universidade de Uberaba, também acrescentou mais força à cena Hip Hop, pois o tema escolhido para a produção do curta foi justamente a famosa “Batalha do Calçadão”.

A presença da FEL (Fora do Eixo Letras) através de Sarau, varal literário e intervenções literárias, e as intervenções artísticas da cia. Rogê deram um brilho especial ao evento. Assim como o Compacto.Arte que realizou uma intervenção artística nos muros da Escola de Música de Uberaba. Veja o vídeo que mostra como foi o Compacto.Arte:

Os debates foram fundamentais para marcar o início de uma reflxão importante por parte de artistas, produtores e público, a respeito das políticas culturais de Uberaba e também a respeito da frente Palco FDE. As discussões mostraram que cultura e política são temáticas transversais e que também perpassam pelo comportamento e cidadania.

Resumindo, debates, mostras, shows, oficinas e intervenções constituíram uma programação cultural rica e diferente de todas as edições anteriores. O encerramento do festival na praça Pôr-do-Sol conseguiu traduzir o significado que o festival de uma semana teve para público, artistas e produtores. Numa praça bonita, jovens, crianças, adultos, pessoas mais velhas, e até cachorros circulavam. Bicicletas, skates, pessoas prarticando esporte, enquanto boas bandas mandavam som de qualidade, alguns aproveitavam a oportunidade para se tatuar, ou comprar produtos da feira Mix. Outros conferiam as rimas dos MCs, ou conversavam com seus amigos e ainda observavam e refletiam sobre as intervenções artísticas. E assim, com chave de ouro, se encerrou o V Festival Novas Tendências. Nem a chuva atrapalhou!

Você pode deixar uma resposta, ou rastrear do seu próprio site.

Deixe seu comentário!

Powered by WordPress | Designed by: seo jobs | Thanks to seo services, penny auctions and transcription services